suporte@lusoaloja.pt | +351 304 500 871 | +351 935 741 691

Alojamento – Como escolher??

 

Ao longo dos últimos 19 meses noto que ainda há muitas dúvidas em relação a como escolher um alojamento, e como tal penso que faz sentido tentar explicar duma forma simples e resumida alguns pontos que se deve ter em atenção ao escolher um alojamento.

 

A pergunta mais comum:

 

No meu computador uso windows XP/vista/7. Devo comprar alojamento Windows?

Duma forma geral não. O alojamento Windows é ideal para quem tem sites feito a base de  linguagens como ASP, .Net, MS SQL Server. Se não utliza nenhuma destas linguagens, então o ideal para si é uma solução LAMP – LINUX Apache MySQL PHP, ou seja, Alojamento Linux.


 

Painel de controlo:

 

Normalmente as empresas de alojamento nos pacotes de alojamento fornecem um painel de control para que o cliente duma forma simples e centralizada possa configurar/editar o seu alojamento.

Algumas das operações mais comuns que podem ser efectuadas:

  • Adicionar/remover/editar caixas de correio.
  • Adicionar/remover/editar Bases de dados
  • Adicionar/remover/editar Subdominios.
  • Aceder as estatísticas dos acessos do alojamento.
  • Instalar/remover software ( CMS, guestbooks, galerias de imagens e afins)

 

Alguns Paineis de control usados pelas empresas de alojamento

Este é um painel muito usado pelas empresas de alojamento e provavelmente o mais conhecido. Um sistema robusto e embora haja margem para melhoramentos, está muito completo. Somente para alojamento Linux.

Pode testar uma demo Aqui

 

 A Cpanel  desenvolveu o Enkompass para windows com o mesmo GUI (ambiente gráfico) do Cpanel. Relativamente novo, mas com grande margem para vir a ser campeão de vendas, seguindo assim o sucesso do Cpanel.

Pode testar uma demo Aqui

 

Com uma GUI (ambiente gráfico) muito idêntica tanto em Linux como Windows, é provavelmente o maior concorrente ao Cpanel.

Pode testar uma demo Aqui

Este painel foi inicialmente desenvolvido pela positive Software tendo tornado num bom painel de control entretanto o mesmo foi vendido a Parallels. Penso que há poucas empresas que apostam neste painel.

Pode testar uma demo Aqui

 

Há muitos opiniões formalizadas sobre este painel. É relativamente mais barato que o CPanel e há quem afirme que é mais estável. Porventura, o Cpanel ganha em questões como ser mais user-friendly, de fácil compreensão e muito fléxivel.

Pode testar uma demo Aqui

 

Como Escolher uma empresa?

 

Existem  vários factores que podem ajudar  a escolhes a sua aposta  numa empresa de alojamento. Vamos então a isto?! Vamos lá…

Comece sempre por verificar quem é o dono do domínio da empresa de alojamento que está a investigar. Dê um salto até www.whois.sc  e vejo o domínio da empresa. Dica: Uma empresa credível não esconde os dados informativos.

Contactos? Sabemos que hoje em dia tudo pode ser tratado por email, mas um mero simples contacto telefónico é uma mais valia. Para muitas pessoas pode não ser um ponto importante, mas problemas existem sempre, e é sempre bom poder ligar quando não temos mais outro meio de contacto.  Dica: Se apresentar contacto telefónico e morada melhor ainda.

Tempos de resposta? Comece por enviar um email a solicitar informações  e verifique o tempo de espera. Nunca deve ficar apenas pelo envio de um email, tente em alturas do dia diferente. Dica: Não lhe vamos indicar o tempo médio ideal, porque isso varia sempre de problema para problema.

Pesquisa? Faça uma pesquisa nos motores de busca pela empresa e verifique que informação existe espalhada por este mundo fora. Aproveite e veja os reviews que possam existir acerca da mesma empresa. Dica: Mesmo que não encontre reviews, pergunte em fóruns se alguém utiliza/utilizou os serviços da devida empresa e a sua opinião sobre a mesma.

Testar? Corajoso é aquele que não mostra medo. Ou seja, pergunte se pode testar o serviço de alojamento por um periodo grátis(mesmo que use um subdominio) por um curto periodo de tempo. Se a empresa for consciente que fornece bons serviços, saberá que é meio caminho para ganhar um cliente. Dica: Por vezes existe esta política, como também exista a política de devolução de dinheiro, tente optar por uma das duas.

Domínio? Infelizmente ainda há empresas que em vez de registar os domínios em nome dos clientes registam no seu nome, potencializando assim os problemas futuros aquando o processo de tranferência do dominio. É DEVERAS MPORTANTE que o dominio esteja em seu nome.Dica: Pergunte sempre a empresa:

    1. Os dominios são registados em nome de quem?
    2. Qual é a empresa que usam para revender os domínios .com .net .org etc etc.
    3. Posso dum modo automático pedir o “codigo de transferência do dominio” também conhecido como Código EPP?
    4. Tenho acesso ao painel de control do dominio?
 

Conclusão:

 

Com toda esta informação que lhe foi dada e com o seu poder de avaliação sobre todas as respostas que lhe foram prestadas pela empresa em questão, estará em condições de optar por uma escolha credível e que lhe garanta a qualidade que procura. Lembre-se, nunca faça juízos de valor antes de tentar adquirir informação.


Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.