suporte@lusoaloja.pt | +351 304 500 871 | +351 935 741 691

Bootstrap – O Framework Indispensável!

Bootstrap – Conceito

O Bootstrap é o framework HTML, CSS e JavaScript para desenvolvimento responsivo mais popular da internet.

Simplificando, o Bootstrap é um conjunto de vários elementos e funções personalizáveis para projetos da web, empacotados previamente numa única ferramenta.

Assim, ao projetar um site, os desenvolvedores podem escolher quais elementos querem usar.

Resumidamente, é como um quebra-cabeças, exceto que cada peça se encaixa perfeitamente com as outras, quaisquer que sejam as peças escolhidas.bootstrap

História do bootstrap

 

Em 2011, o Bootstrap foi criado como uma solução interna para resolver inconsistências de desenvolvimento dentro da equipe de engenharia do Twitter.

Basicamente, não havia uma definição de estrutura de código na forma escolhida pelos engenheiros do Twitter para desenvolver a plataforma.

Com o tempo, as inconsistências de engenharia da web podem se transformar em problemas de codificação sérios que criam incerteza e aumentam o tempo de manutenção.

O Bootstrap foi uma ferramenta desenvolvida originalmente por Mark Otto e Jacob Thorton, então engenheiros do Twitter, como uma tentativa de incentivar o uso de uma única estrutura pela equipe de engenharia do Twitter, reduzindo essas inconsistências.

A iniciativa do Bootstrap certamente foi bem-sucedida , permitindo que toda a equipa trabalhasse com maior rapidez e eficiência e com menos inconsistências.

Embora inicialmente uma solução interna no Twitter, Mark e Jacob rapidamente perceberam que tinham descoberto algum muito maior. Em agosto de 2011, a estrutura Bootstrap foi lançada como um projeto de software livre no Github.

Em alguns meses, milhares de desenvolvedores de todo o mundo contribuíram com o código e o Bootstrap se tornou o projeto de desenvolvimento de software livre mais ativo do mundo.

Desde então, tornou-se cada vez mais conhecido e se transformou na “estrutura front-end mais popular para o desenvolvimento de projetos web”.

Atualmente o bootstrap está na versão v4.1.2 e tem o seu website próprio (clique aqui para ver).

Primeiros Passos Com o Bootstrap

 

No código da sua página, copie e cole o arquivo de estilo <link> dentro da sua <head> antes de todos os outros arquivos de estilo para carregar o CSS.

<link rel="stylesheet" href="https://stackpath.bootstrapcdn.com/bootstrap/4.1.0/css/bootstrap.min.css" crossorigin="anonymous" integrity="sha384 9gVQ4dYFwwWSjIDZnLEWnxCjeSWFphJiwGPXr1jddIhOegiu1FwO5qRGvFXOdJZ4">

Muitos dos  componentes precisam de JavaScript para funcionar.

Mais especificamente, eles precisam do jQueryPopper.js e do nossos próprios plugins JavaScript.

Coloque os seguintes <script>s perto do final da sua página, logo antes do fechamento da tag </body>.

<script src="https://code.jquery.com/jquery-3.3.1.slim.min.js" integrity="sha384-q8i/X+965DzO0rT7abK41JStQIAqVgRVzpbzo5smXKp4YfRvH+8abtTE1Pi6jizo" crossorigin="anonymous"></script>

<script src="https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/popper.js/1.14.3/umd/popper.min.js" integrity="sha384-ZMP7rVo3mIykV+2+9J3UJ46jBk0WLaUAdn689aCwoqbBJiSnjAK/l8WvCWPIPm49" crossorigin="anonymous"></script>

<script src="https://stackpath.bootstrapcdn.com/bootstrap/4.1.0/js/bootstrap.min.js" integrity="sha384-uefMccjFJAIv6A+rW+L4AHf99KvxDjWSu1z9VI8SKNVmz4sk7buKt/6v9KI65qnm" crossorigin="anonymous"></script>

Após isso é só continuar a desenvolver o seu código e utilizar os elementos do Bootstrap como bem lhe aptecer.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.