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Como saber se o seu site está otimizado para dispositivos móveis

O mundo é um local dinâmico onde todos os dias são descobertas novas coisas. No que toca à internet, as pessoas estão cada vez mais a usar os telemóveis para procurarem por informação e comunicação. Em alguns países, as horas gastas nos smartphones já ultrapassaram a dos computadores. Um site otimizado para dispositivos móveis é um site que tem a melhor performance para utilizadores que o visitam através de telemóveis e tablets.

Com o constante crescimento do número de utilizadores que acedem à internet através de dispositivos móveis, é cada vez mais importante que os sites estejam desenvolvidos de forma a que todas as pessoas os possam navegar. O que antes era uma tendência, hoje é uma realidade que os criadores têm de tomar em atenção.

Existem três coisas que deve ter em atenção quando quer criar um site otimizado para dispositivos móveis. São elas:

  • Torná-lo mais fácil para os seus visitantes/clientes. As pessoas quando visitam um site é porque procuram informação ou algum produto. Ao fazer um site otimizado para dispositivos móveis vai fazer com que as pessoas encontrem mais rapidamente o que procuravam, acabando por abandonarem o site mais contentes e satisfeitas com o serviço. Com um site mal otimizado vai fazer com que as pessoas abandonem o seu site sem encontrarem o que procuravam, perdendo assim tráfego;
  • Torná-lo eficiente para o que o visitante procura. O site precisa de estar otimizado para responder de forma rápida e eficaz às tarefas importantes e comuns dos seus visitantes. Um site que esteja preparado para responder a estas tarefas é um site que ajudará os seus visitantes a encontrar rapidamente o que precisavam e procuravam;
  • Selecionar um tema que seja consistente e otimizado em todos os dispositivos quer sejam eles móveis ou não. Ou seja, escolher um tema que seja Web Design responsivo (RWD) onde a página use o mesmo código e URL quer para dispositivos móveis ou não. A única coisa que deve ser alterada é a exibição do site que deve estar ajustada ao tamanho da tela.

otimizado

Um site otimizado para dispositivos móveis deve respeitar estas caraterísticas:

  • Ter em atenção o tamanho da tela para não obrigar o visitante/cliente a ter de deslizar para o lado para ver toda a informação;
  • Ter em atenção a não utilização de softwares que não estão disponíveis na maior parte dos telemóveis. Exemplo desses softwares é o flash;
  • Ter em atenção a utilização de texto em que não seja necessário ter de fazer zoom para se conseguir ler.

Há três maneiras de otimizar o seu site para todos os dispositivos. Elas são: Web Design responsivo, URL separado e exibição dinâmica. Como explicado anteriormente, o web design responsivo usa o mesmo URL e o mesmo HTML em todos os dispositivos, mas o conteúdo é exibido de forma diferente em cada um dos dispositivos. O URL separado usa URLs diferentes em diferentes dispositivos conforme o tamanho da tela. Ao detetar o dispositivo que está a ser utilizado o site redirecciona para a página mais indicada.  A exibição dinâmica utiliza o mesmo URL em todos os dispositivos, mas códigos HTML diferentes baseados no conhecimento do servidor sobre o navegador do utilizador.

Se já aplicou todas estas dicas então está na hora de ficar a saber se o seu site está realmente otimizado para dispositivos móveis. O google disponibiliza uma ferramenta online gratuita que permite-lhe saber se o seu site está otimizado para dispositivos móveis.

Se estiver interessado nos nossos serviços e/ou tenha alguma questão que gostaria de ver esclarecida aproveite para falar connosco no via chat ou abrir um ticket.

Ter um site otimizado para dispositivos móveis é, hoje em dia, uma regra fundamental na criação de novos sites. Siga estas dicas e diga-nos o resultado que trouxe para o seu site.

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